Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula está insatisfeito com governo e estuda reforma ministerial

Presidente já teria manifestado a opinião de que administração é exitosa, mas áreas não conseguem mostrar isso à população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) já manifestou a diversos interlocutores insatisfação com a equipe que ele próprio montou no governo. E estuda uma reforma ministerial.

Luiz Inacio Lula da Silva durante evento para receber o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto
Luiz Inacio Lula da Silva durante evento para receber o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

JOGO DE XADREZ

O petista acha que a sua administração vai bem, e que seus ministros trabalham muito —só que ninguém fica sabendo. Na opinião dele, determinadas áreas estão desorganizadas e não conseguem comunicar suas realizações à população. Nem criar fatos políticos que aumentem a visibilidade de seus feitos.

TABULEIRO

Ele vem sendo pressionado a fazer alterações importantes nos ministérios. Resistente no início, Lula agora admite que elas são necessárias. A provável mudança na Petrobras pode ser o pontapé inicial de uma chacoalhada maior no governo.

TABULEIRO 2

As reformas atingiriam três áreas: Palácio do Planalto —onde estão os ministros que despacham diariamente com ele— social e econômica.

TABULEIRO 3

De acordo com alguns dos desenhos debatidos, o ministro Paulo Pimenta, que goza de grande prestígio junto ao presidente, iria para a Secretaria-Geral, que cuida, entre outras coisas, da interlocução com movimentos sociais. Ainda não está claro para onde Márcio Macêdo, atual titular da pasta, seria transferido.

TABULEIRO 4

No lugar de Pimenta na Comunicação estão sendo considerados nomes como o do deputado federal Rui Falcão e o do prefeito de Araraquara, Edinho Silva.

TABULEIRO 5

O ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, iria para Saúde. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, voltaria ao Senado, e em seu lugar entraria a ex-ministra Tereza Campello, que já ocupou o mesmo cargo.

TABULEIRO 6

Na área econômica, tudo seguiria girando em torno do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que segue prestigiado por Lula.

TABULEIRO 7

A ideia seria dar maior uniformidade, movendo peças de outros ministérios ou bancos públicos ligados ao tema. Caso Aloizio Mercadante seja transferido do BNDES para a presidência da Petrobras, a atual ministra do Planejamento, por exemplo, poderia assumir o comando do banco. E um nome como Nelson Barbosa ocuparia o Planejamento.

TABULEIRO 8

As possibilidades estão sendo discutidas de forma aberta entre auxiliares de Lula, no PT e com parlamentares da base governista.


ESTANTE

A atriz Maria Fernanda Cândido prestigiou o lançamento do livro "Diário de um Filme", de Melina Dalboni, na noite de quarta (3), na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo. O volume narra os processos de criação e adaptação para o cinema da obra "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector. O diretor do filme, Luiz Fernando Carvalho, também marcou presença no evento. O longa vai estrear na próxima semana e tem Maria Fernanda como protagonista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.