Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paulo Borges, criador da SPFW, terá série documental sobre sua vida e carreira

Projeto é desenvolvido pelo Canal E! e a produtora Popcon e será lançado em 2025, quando a semana de moda paulista completará 30 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges ganhará uma série documental sobre a sua vida e o seu trabalho. As filmagens da produção vão começar neste ano, e o lançamento está programado para 2025, quando a semana de moda mais importante do país completará 30 anos de existência.

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre o Canal E! e a produtora Popcon, de Tatiana Quintella. A direção será de Richard Luiz. "Paulo Borges — Muito Além da Moda" terá três episódios de uma hora de duração cada.

O idealizador da SPFW, Paulo Borges
O idealizador da SPFW, Paulo Borges - Mathilde Missioneiro -2.mar.2023/Folhapress

Borges, Tatiana e Richard já tinham trabalhado juntos no documentário "Top Models: Um Conto de Fadas Brasileiro", que mostra a trajetória de Gisele Bündchen, Isabelli Fontana, Fernanda Tavares e outros nomes de destaque das passarelas. Gisele, aliás, deverá ser entrevistada para este novo projeto do trio.

Borges conta que muitas pessoas o procuravam pedindo para que ele relatasse em um livro ou em outro formato a sua vivência com o universo fashion e como isso culminou na criação e na consolidação da São Paulo Fashion Week.

Em conversa com Tatiana, que se iniciou ainda antes da pandemia de Covid-19, eles começaram a pensar na possibilidade de um projeto audiovisual.

"Ao mesmo tempo que a série vai contar a história da moda, ela vai contar a minha história, e essa trajetória muito plural que eu desenhei, com muitas conexões para fazer acontecer o que aconteceu", diz ele à coluna.

Borges afirma que, desde o início, idealizou a SPFW para além das roupas, tendo um olhar para a cultura brasileira contemporânea em outras áreas como na arquitetura, na música e na fotografia. As questões comportamentais, de diversidade e representatividade também foram sendo incluídas ao longo dos anos.

A série vai incluir a história pessoal dele, como a decisão de se tornar pai e como foi o seu primeiro encontro com o filho, Henrique. "É uma história em 360º. Não é uma narrativa sobre um aspecto, mas sobre a construção de um pensamento", diz.


CASA DE BAMBA

A cantora Mart’nália prestigiou o lançamento do livro de memórias do pai, o cantor Martinho da Vida, na quarta-feira (3), no Sesc Pinheiros, na capital paulista. A obra, intitulada "Martinho da Vila", é publicada pela editora Planeta. A cantora Nega Duda realizou um pocket show no evento. O jornalista e escritor Tom Farias, colunista da Folha, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.