Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Facebook jornalismo

Casa Branca faz lista e pressiona Facebook a banir usuários

Plataformas 'estão matando gente' com desinformação sobre vacinas, diz Biden; críticos veem tentativa de censura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O discurso público nos Estados Unidos desandou um pouco mais nesta semana, quando a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki (abaixo, em transmissão da ABC), declarou de passagem, em entrevista coletiva na quinta, confirmando notícia do site Politico:

"Estamos sinalizando postagens problemáticas para o Facebook, que espalham desinformação."

Era medida aparentemente corriqueira, para reagir à paralisação virtual da vacinação em patamar aquém da meta anunciada por Joe Biden. Mas o alvo, como havia adiantado o Politico, eram "opositores conservadores". E não foram só conservadores que reagiram.

A resposta imediata veio de jornalistas da plataforma Substack, a começar de Matt Taibbi, acusando o governo de "transformar o Facebook em Stars and Stripes", o jornal do Pentágono.

Taibbi foi apoiado por Glenn Greenwald, também do Substack, dizendo que "a Suprema Corte já decidiu que a garantia de liberdade de expressão da Primeira Emenda é violada quando funcionários do governo pressionam ou coagem atores privados a censurar".

De Taibbi e Greenwald, a crítica saltou para Tucker Carlson, âncora de maior audiência na Fox News, sublinhando não ser só Facebook, mas operadoras de telefonia, instadas a suprimir mensagens de SMS.

Agora, comentou ele, "desinformação é qualquer coisa que o governo Biden não queira que você saiba, incluindo quão eficazes as vacinas realmente são e quais podem ser os efeitos colaterais".

Diante das críticas, um dia depois, na sexta, a porta-voz dobrou a aposta, defendendo que, "se você for banido de uma plataforma de mídia social", por desinformação, "deve ser banido de todas as plataformas". Listou 12 usuários.

Até vozes mais próximas do establishment democrata se revoltaram —como o editor do Daily Beast, recém-anunciado como editor da Rolling Stone, Noah Shachtman.

Foi então que o próprio Biden saiu em defesa de Psaki, respondendo aos repórteres na Casa Branca, sobre qual seria sua mensagem para plataformas como Facebook: "Elas estão matando gente".

A CNN, na mesma direção, passou a destacar que o governo "concluiu que o Facebook ou não está levando a sério ou esconde alguma coisa".

E o Facebook já respondeu, sobre Biden, que não será "distraído por acusações que não são apoiadas pelos fatos".

EXTREMA DIREITA AMEAÇA

O partido espanhol Vox não gostou das charges de seus dirigentes publicadas pela revista de humor El Jueves (acima).

Divulgou em mídia social o nome e a foto do editor, dizendo que ele "difunde ódio contra milhões de espanhóis" e agora "é possível que muitos deles comecem a exigir responsabilidades quando o virem deixar seu escritório na Avenida Diagonal de Barcelona".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.