Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

China está se afastando do Brasil de Bolsonaro, avisa Economist

Comércio continua, mas investimentos esfriam e, mesmo com Lula, 'atrair chineses pode ser mais difícil na segunda vez'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista The Economist publica que "a retórica de Bolsonaro não ajudou" e a relação do Brasil com a China "está se enfraquecendo" (ilustração abaixo). O comércio cresceu em 2021, "mas a China está cada vez mais cautelosa em investir no país". Aconselha a revista:

"O Brasil deveria estar fazendo mais para atrair investimentos, mas seus esforços tendem a ser esporádicos, impulsionados mais por políticos estaduais do que pelo governo federal. São Paulo, por exemplo, montou escritório em Xangai em 2019, creditado pelo governador João Doria por ajudá-lo a fechar com a Sinovac para vacinas contra a Covid."

Tatiana Prazeres, colunista da Folha, afirma à Economist que "há uma percepção entre alguns altos funcionários brasileiros de que a China é mais dependente do Brasil do que vice-versa". Conclusão da revista:

"A eleição presidencial em outubro vai ajudar a determinar o futuro da relação. Lula supera Bolsonaro por ampla margem na maioria das pesquisas. Se ele se tornar presidente, há poucas dúvidas de que tentaria consertar os laços. Mas atrair investidores chineses pode ser mais difícil na segunda vez."

MODELO EUROPEU

Lula foi entrevistado pela rede pública de TV NRK, da Noruega, que destacou que, nas palavras do "favorito" na eleição deste ano, "a sociedade norueguesa de bem-estar social é um modelo para o Brasil".

Sobre Bolsonaro, o ex-presidente disse que ele "não entende de economia, não entende a pobreza e não entende o que é inclusão social", encerrando: "A única coisa que ele pode fazer é mentir e fazer propaganda de armas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.