Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Organização de Xangai 'muda padrão estratégico do continente eurasiático'

Na China, na Índia e até na Turquia, atenção foi para adesão e convergência do bloco, mais do que para a guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Renmin Ribao ou Diário do Povo, sobre a cúpula da Organização para a Cooperação de Xangai, Xi Jinping fez "importante discurso, fortalecendo a solidariedade e a cooperação e promovendo a construção de uma comunidade OCX mais próxima". Na capa, acima, duas fotos, uma com todos os membros plenos e observadores, outra só com os membros, ambas com Xi ao centro.

Também com a foto mais ampla, o Global Times ou Huanqiu Shibao, jornal com versão em inglês ligado ao Renmin Ribao, manchetou que a "OCX expande adesão e atrativo internacional e Xi delineia prioridades de solidariedade e benefício compartilhado".

No portal Guancha, ouvindo acadêmicos, "Esta reunião marca uma época e mudará o padrão estratégico do continente eurasiático".

Na Índia, parte dos veículos recorreu à foto mais ampla, com o primeiro-ministro Narendra Modi também ao centro, caso do One India, e outros fizeram um recorte com a cena concentrada nele, sorrindo, e em Xi (acima), caso do India Today. Também o Hindustan Times, mas com Modi mais sério. Alguns observaram que os dois líderes não se cumprimentaram diante das câmeras.

Com o fim da cúpula no Uzbequistão, Modi assumiu a chefia rotativa da OCX e foi cumprimentado por Xi e Vladimir Putin. A agência de notícias indiana ANI ressaltou a frase do líder chinês de que "Nós vamos apoiar a Índia em sua presidência".

Mas o Paquistão, também membro do grupo, disse que ainda não decidiu se vai participar da cúpula, a ser realizado na capital indiana, Nova Déli, como noticiou o Deccan Herald.

Na Turquia, o presidente Tayyip Erdogan anunciou pela imprensa nacional, usando novo recorte da imagem geral (acima), que "o próximo passo" do país é entrar de vez no bloco. No enunciado da rede NTV, "Erdogan: Nosso objetivo é ser membro pleno da OCX".

Repercutiu por agências ocidentais e japoneses como Nikkei. Na Bloomberg, "Turquia quer ser o primeiro membro da Otan a se juntar à OCX liderada pela China".

O South China Morning Post sublinha que "Erdogan costuma citar decepção e falta de solidariedade da Otan e da União Europeia em questões de segurança, sobretudo insurgentes curdos e Grécia". No Uzbequistão, ele teve reuniões bilaterais com Xi, Modi e Putin, mas pediu e não está conseguindo um encontro com Joe Biden nesta semana, durante a Assembleia Geral da ONU, nos EUA.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.