Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Holiday liberou assessores em dia de expediente para atuarem no clipe de rap que é jingle eleitoral

Vereador candidato à reeleição defende a não utilização de recursos públicos na disputa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Fernando Holiday (Patriota) utilizou ao menos cinco funcionários de seu gabinete para gravar um vídeo de sua campanha para reeleição à Câmara de São Paulo.

Holiday causou celeuma ao anunciar nas redes sociais que lançaria um clipe de rap que era, na verdade, um jingle de campanha. Ele recebeu críticas de nomes consagrados do rap, como Emicida, antes do lançamento da peça.

O material foi gravado inteiramente em 2 de outubro, uma sexta-feira, dia regular de trabalho no Legislativo.

Vereador Fernando Holiday com assessores em clipe de rap que é jingle de campanha
Vereador Fernando Holiday com assessores em clipe de rap que é jingle de campanha - Reprodução

Naquele dia, a Câmara passou por uma desinfecção anticoronavírus e, por isso, os trabalhos presenciais na sede do Legislativo foram suspensos após às 14h30. Holiday diz ao Painel que então liberou alguns funcionários às 15h para participarem das gravações.

O trabalho em home office tem sido a tônica na Câmara durante a pandemia.

"A gravação do clipe ocorreu, de fato, nessa data [2 de outubro] a partir das 15h. Alguns funcionários quiseram participar do clipe (ou assistir sua produção) e eu os liberei após o horário de expediente. Como ficará demonstrado no comunicado anexo, o expediente, naquele dia, se deu até às 14h30, por conta da desinfecção do prédio da Câmara", diz o vereador, que enviou documento sobre a interdição da sede do Executivo naquela ocasião.

"E mesmo assim o atendimento ao público continuou virtualmente sem alterações no gabinete, como sempre ocorre mesmo após o fechamento do expediente", completa Holiday.

A participação de funcionários públicos em campanhas eleitorais não é proibida, desde que não aconteça em horário de expediente.

Os assessores do gabinete Lucas Pavanato, Eduardo Fanny e Felipe Lastorina atuam no clipe, uma paródia da introdução do seriado "Um Maluco no Pedaço", com Will Smith. Cauê del Valle, chefe de gabinete, e Vitor Liasch, assessor (fotógrafo, na verdade), participaram da produção do clipe atrás das câmeras.

Holiday tem como um de seus principais motes a não utilização de recursos públicos na campanha.

"Não houve e nem há a utilização de qualquer centavo de dinheiro público, além do que os funcionários são absolutamente livres para participarem de quaisquer atos fora de seu horário de trabalho", diz Holiday.

"Por fim, vejo com estranheza a constante tentativa desta Folha de procurar a mínima utilização de dinheiro público no gabinete mais econômico da Câmara, fato reconhecido pelo próprio jornal, e em uma campanha que recusou todos os montantes possíveis de fundo partidário e eleitoral", completa.

A Folha mostrou que o candidato do Patriota à Prefeitura de São Paulo, o deputado Arthur do Val, utilizou assessores da Assembleia Legislativa em sua campanha.

A reportagem mostrou que o fotógrafo Vitor Liasch, que produziu o clipe de Holiday e trabalha em seu gabinete, registrou em redes sociais a participação em uma gravação de propaganda de Arthur.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.