Há um ano, o bolsonarista Osmar Terra (MDB-RS) disse que faria uma previsão que poderia deixá-lo desmoralizado: o coronavírus mataria menos gente do que a gripe sazonal em seu estado. O deputado afirmou que 950 pessoas morriam no Rio Grande do Sul por ano dessa gripe.
No Brasil já morreram 420 vezes mais pessoas de Covid-19. Terra ainda partia de dado errado, pois em 2019 apenas 75 indivíduos morreram de gripe sazonal no RS, segundo dados do InfoGripe.
Jair Bolsonaro fez previsão similar um mês antes: as mortes de Covid-19 ficariam abaixo das 796 por H1N1 que aconteceram em 2019.
“Estou te fazendo uma previsão que pode me desmoralizar. Quero ver quem está tomando essas medidas pirotécnicas, assustando a população, quero ver me dar números. Eu dou números”, disse o ex-ministro no programa de rádio Sala do Cafezinho, da Gazeta FM, no RS.
Procurado pelo Painel à época, fez sutil correção, mas insistiu no erro. “O que disse é que as gripes sazonais no RS e no país produzirão mais mortes que o coronavírus”.
De acordo com o InfoGripe, 1.169 pessoas morreram de gripe sazonal no Brasil em 2019. Em 2018, 1.348. Em 2017, 514. O deputado não quis se manifestar nesta quinta-feira (29).
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.