Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Fachin envia a deputados carta que critica debate sobre extinguir cota de 30% de candidaturas femininas

Parlamentares discutiram substituição da cota por uma reserva de 15% das cadeiras nos Legislativos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF Edson Fachin enviou aos deputados que compõem grupo de trabalho sobre reforma eleitoral uma carta elaborada por professores que pesquisam o tema e que manifestaram preocupação com temas discutidos pelos parlamentares.

O presidente do Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral é o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Os professores e pesquisadores que compuseram a carta fazem parte do grupo de trabalho de Sistematização das Normas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, corte da qual Fachin é vice-presidente.

Em reunião em março, segundo a carta, os deputados discutiram a possibilidade de extinguir a exigência de 30% de candidaturas femininas em eleições, que seria compensada por uma reserva de 15% das cadeiras nos Legislativos.

Os pesquisadores afirmam que as propostas são contrárias aos interesses das mulheres brasileiras e não protegem ou incentivam o seu legítimo direito político de se eleger.

"Para nós, as cotas de candidaturas eleitorais para as mulheres integram, portanto, a proteção básica ao direito à participação política da mulher, não devendo ser objeto de qualquer alteração, a não ser que seja para aumentar esse percentual", diz a carta.

"A reserva de assentos é tema necessário e importante, mas deve ser pensado e implementado de modo a, no mínimo, se somar à cota de gênero de candidaturas e não de forma excludente", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.