Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério da Saúde enviou vacinas insuficientes para trabalhadores do transporte aéreo, diz governo de SP

Gestão João Doria estima que faltem cerca de 33 mil doses para imunizar o setor no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de São Paulo começou a vacinar os trabalhadores do transporte aéreo nesta sexta-feira (28), mas concentrará a imunização contra a Covid-19 apenas em parte dos funcionários dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Congonhas.

Segundo a gestão estadual, as doses enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde são insuficientes para imunizar todo o setor, e então as equipes do Campo de Marte e demais aeroportos do estado ficaram de fora em um primeiro momento.

O governo de São Paulo afirma que o Ministério da Saúde encaminhou 19.999 doses, mas que o estado tem 27 mil funcionários somente no aeroporto de Guarulhos, o maior dos 45 do estado. Em Viracopos, são 10 mil, e em Congonhas, 5.050.

A gestão João Doria (PSDB-SP) estima que faltem cerca de 10 mil doses para vacinar os funcionários dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Congonhas, e cerca de 23 mil para os demais.

Em sua conta, o ministério coloca 25.640 pessoas como público-alvo em SP, cifra considerada subestimada pelo governo estadual.

Nesta semana, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do governo de SP solicitou ao ministério mais doses para completar a vacinação desses públicos.

Além disso, pediu que a pasta avalie o envio de vacinas para imunização de funcionários de companhias aéreas internacionais e de demais trabalhadores do aeroporto como, por exemplo, funcionários do comércio interno, como lojas e restaurantes.

A secretaria afirma que essa população está tão exposta aos riscos de contágio quanto os demais grupos elencados pelo ministério comandado por Marcelo Queiroga.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.