Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Situação climática é desfavorável, mas não há risco de falta de água, diz presidente da Sabesp após alerta hídrico

Crise no setor elétrico não afeta abastecimento na Grande São Paulo, segundo Benedito Braga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Sabesp, Benedito Braga, afirma que, apesar do alerta de risco hídrico, não há chance de falta de água na região metropolitana de São Paulo nos próximos meses. "Nenhum dos nossos reservatórios é usado para gerar energia. Então, são problemas distintos", disse.

O presidente da Sabesp, Benedito Braga - Karime Xavier - 27.mar.2015/Folhapress

Braga afirma que, desde a crise de racionamento de água no estado em 2014, novas obras interligaram os sistemas de abastecimento e a população diminuiu seu consumo.

"Neste ano temos uma situação climática desfavorável, óbvio, mas o que foi feito nos dá sossego e tranquilidade", completa, ressaltando que economizar é importante de qualquer forma.

"São Paulo aprendeu com a crise hídrica de 2014. Nesses últimos sete anos, montamos uma infraestrutura que dá uma enorme resiliência para a região metropolitana de São Paulo", afirma o presidente da Sabesp.

A interligação dos sistemas Alto Tietê, Guarapiranga e Cantareira desafogou este último, que atendia 9 milhões de pessoas e agora serve a 7 milhões. Braga diz ainda que uma nova obra, a ser inaugurada até o fim do ano, vai aumentar a capacidade de abastecimento em 600 mil pessoas.

"Além disso, a população aprendeu com a crise. Antes consumia-se 72 mil litros de água por segundo, hoje são 63 mil litros de água por segundo", diz ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.