Uma propaganda a favor do modelo de prévias do PSDB defendido por João Doria, pregando “Diretas Já” e “todo filiado tem o mesmo valor”, caiu mal em setores do partido. A peça, que circula em celulares tucanos, foi atribuída a aliados aliados do governador de São Paulo.
O Painel apurou que a imagem partiu de militantes da Diversidade Tucana. Edgar Souza, presidente do grupo, afirma que a propaganda apenas defende um modelo mais democrático.
Souza diz que sua opinião pessoal é a favor da votação de todos os filiados com o mesmo peso —tese adotada por Doria em oposição à proporção federativa que Eduardo Leite (PSDB-RS) defende. “Não se pode punir um estado pelo tamanho que ele tem. Isso é mérito, não é demérito”, completa.
Adversário interno de Doria nas prévias presidenciais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é a favor de um sistema federativo, que equilibre o peso dos estados, dado que o PSDB de São Paulo concentra a maior fatia de filiados do país.
Muitos tucanos também defendem que o voto de filiados com mandato ou de dirigentes tenha um peso maior.
"O modelo do Brasil não é de colégio eleitoral, é de eleição direta. É mais democrático, mais participativo. Só dá pra chamar de prévia uma consulta a todos os filiados dando o mesmo peso a todos eles", completa Souza.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.