Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vereador do PSL diz que não assinou pedido de CPI da Covid em SP e pede perícia; Câmara rebate

Rinaldi Digilio (PSL) quer retirada do nome de requerimento; Casa diz que sistema é seguro e inviolável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Rinaldi Digilio (PSL), cujo nome consta entre os que assinaram virtualmente o requerimento para criação de CPI da Covid em São Paulo, diz que não apoia o pedido e solicita a retirada de seu nome.

Digilio enviou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara em que afirma que solicitou uma perícia para saber o que aconteceu. A Casa diz que o sistema é confiável, privado, íntegro e inviolável.

O regimento interno da Câmara proíbe a retirada de assinaturas depois que a CPI é protocolada, o que indica que o pedido de Digilio, líder do PSL na Casa, deverá ser indeferido.

O vereador em São Paulo Rinaldi Digilio (PSL)
O vereador em São Paulo Rinaldi Digilio (PSL) - Marcus Leoni-11.nov.2016/Folhapress

"Diante da indicação da instalação da CPI da Covid protocolado no dia 05/05/2021, onde eu não reconheço minha assinatura virtual, na qual já solicitei que fosse realizada uma perícia de como foi feita tal assinatura. Requeiro a retirada da minha assinatura no requerimento de instalação da CPI da Covid", diz o pedido de Digilio encaminhado à Mesa Diretora.

Para ser protocolado, o pedido de abertura de CPI precisava de 19 assinaturas. Apresentado por Antonio Donato (PT), ele recebeu 20, contando com o nome de Digilio.

O vereador diz, por meio de sua assessoria de imprensa, que não assinou digitalmente, pelo sistema oficial, o requerimento. Em seu computador, afirma, ele não encontrou sua assinatura, e soube que sua assinatura constava entre os apoiadores apenas quando recebeu mensagem do autor do pedido, Antonio Donato.

Ele ainda afirma que achou estranho, entrou de novo no sistema e nele não constava que havia assinado o pedido. Então solicitou a retirada da sua assinatura e, para colaborar com a Casa, pediu investigação sobre possível erro de sistema, duplicidade, entre outras possibilidades.

Em nota, a assessoria de imprensa da Câmara diz que "o caso foi verificado pelo setor de informática da Casa, que confirmou que o requerimento de protocolo de CPI foi assinado pelo vereador com uso de certificado digital (e-CPF). O setor ressaltou ainda que o sistema de assinatura de documentos é confiável, privado, íntegro e inviolável."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.