Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MBL debate possibilidade de ir às ruas contra Bolsonaro, e lideranças pesam pandemia e janela histórica

Grupo ganhou destaque em sua origem ao participar de atos pelo impeachment de Dilma Roussef (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MBL (Movimento Brasil Livre) debate a possibilidade de começar a participar de atos nas ruas pelo impeachment deJair Bolsonaro. Suas lideranças enfatizam diferentes aspectos da questão.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que nesta quarta-feira (30) participou de ato de entrega do superpedido de impeachment ao lado de figuras de referência da esquerda, afirma que agora não é o momento. "Com a pandemia na situação que está, é arriscado demais. Muitos municípios do interior aumentando as restrições", diz ao Painel.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) durante entrevista à Folha
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) durante entrevista à Folha - Kleyton Amorim-19.dez.2019/UOL/Folhapress

Renan Santos, fundador do grupo, gravou vídeo intitulado "Nossa última chance” em que destaca outros aspectos, como o que chama de teto de popularidade da esquerda e o surgimento de uma janela de oportunidade histórica para derrubar Bolsonaro. Ele diz ser favorável à ida do MBL às ruas, mas ressalta que sua visão é minoritária.

"Não vai ser com Twitter, vídeo de YouTube ou com essa CPI que o Bolsonaro vai cair. Só vai cair tendo rua. Se não tiver rua, o Bolsonaro não cai. A esquerda está na rua, está capitaneando o processo. E a esquerda tem teto. Não consegue trazer pessoas até despolitizadas que estão indignadas", argumenta Renan no vídeo.

"Sou minoritário no MBL nisso, mas sou favorável a ir às ruas. Acho que as pessoas estão trabalhando, indo em restaurantes, estão vivendo as vidas delas. Não acho que ir à manifestação será o que vai gerar o boom de infecções. O boom de infecções é gerado pela permanência de Jair Bolsonaro no poder", completa.

Para ele, a decisão tem que ser tomada logo, pois se ficar para o final do ano, com a proximidade das campanhas eleitorais, os políticos da base de Bolsonaro vão se acomodar. Além disso, segundo ele, o vice-presidente Hamilton Mourão também não vai aceitar conversar com ninguém em alguns meses.

"É uma pequena janela, muito estreita, que temos para formar essa decisão", defende Renan.

Renan Santos, líder e fundador do MBL
Renan Santos, líder e fundador do MBL - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.