Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entorno de Bolsonaro aposta mais em medidas do governo do que em vice para agregar votos

Por essa lógica, Braga Netto ganha força para ocupar o cargo, por garantir segurança contra impeachment

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conselheiros políticos e militares do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão convencidos de que a escolha do vice em sua chapa não será suficiente para alavancá-lo nas pesquisas de intenção de votos. A aposta de seus apoiadores são as medidas econômicas do governo, como o Auxílio Brasil e o pacote de R$ 150 bilhões voltado ao trabalhador.

O ministro da Defesa, Braga Netto, e o presidente Jair Bolsonaro. Foto: REUTERS/Adriano Machado - REUTERS

Entusiastas da dobradinha usam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como exemplo. Segundo o Datafolha de dezembro, para 70%, a escolha do ex-governador Geraldo Alckmin como vice não influencia na escolha do petista.

Nesse cenário, consolidam-se as chances de escolha do ministro da Defesa, Braga Netto, para ocupar o posto. A avaliação é de que os nomes políticos colocados até então não conseguiriam arregimentar além daqueles que já estão com o presidente. Braga Netto ainda tem o trunfo de dar a segurança a Bolsonaro de que não articulará um impeachment, nem seria palatável ao Congresso.

Lideranças do PL dão a filiação do ministro no partido como certa. A chapa puro-sangue seria uma mera acomodação do escolhido de Bolsonaro, já que o arco de alianças do presidente já está praticamente definido.

Generais defensores da aliança acrescentam ainda que, diferente do vice-presidente Hamilton Mourão quando foi escolhido, Braga Netto já tem uma relação construída de confiança com o chefe do Executivo. Além disso, por estar na Defesa, tem o respeito das Forças Armadas e poderia aglutinar de maneira mais eficiente o voto militar.

Braga Netto deve se desincompatibilizar até o final do mês, como os demais ministros. O prazo se encerra em 2 de abril.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.