Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Ministro do caso Lollapalooza votou para Deltan indenizar Lula por Powerpoint

Raul Araújo ocupa vaga destinada ao STJ no TSE e foi indicado pelo ex-presidente petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Raul Araújo, que concedeu liminar neste final de semana contra manifestações políticas no festival Lollapalooza, votou no último dia 22 para o ex-procurador da República Deltan Dallagnol pagar indenização de R$ 75 mil por danos morais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por "ataques à honra" na entrevista em que divulgou a denúncia do tríplex em Guarujá (SP).

Na ocasião, o então procurador apresentou um Power Point no qual apontava o petista como o centro do esquema.

Pabllo Vittar no Lollapalooza Brasil 2022 no autódromo de Interlagos.(foto: Rubens Cavallari/Folhapress,Ilustrada) - Folhapress

Araújo ocupa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma das vagas rotativas dedicadas a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Originário do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), já está na Corte Superior há 12 anos.

Ele foi indicado para o posto por Lula e contou com o apoio do então presidente do STJ, o ex-ministro Celso Asfor Rocha, de quem é próximo até hoje. Na época, foi alvo de críticas por ter pouca experiência na magistratura. Havia ingressado no TJ-CE em 31 de maio de 2007, quase três anos antes.

A decisão do ministro Raul Araújo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a favor do presidente Jair Bolsonaro no festival Lollapalooza deixou ministros da corte eleitoral e do STF (Supremo Tribunal Federal) estarrecidos.

Integrantes de ambas as cortes conversaram e mandaram sinais a Araújo de que o cenário ideal seria ele revogar a própria decisão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.