Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Aliados de Bolsonaro comemoram sinalização da Suprema Corte dos EUA sobre aborto

Episódio pode ser usado para lembrar conservadores que próximo presidente escolhe 2 ministros do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram a sinalização da Suprema Corte dos Estados Unidos de rever sua posição sobre o aborto. Para eles, o episódio pode servir para chamar a atenção do eleitorado conservador brasileiro para a necessidade de ter representantes no Supremo Tribunal Federal (STF).

O próximo presidente da República poderá indicar dois ministros — Ricardo Lewandowski se aposenta em maio de 2023 e Rosa Weber, em outubro do mesmo ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) já indicou o "terrivelmente evangélico" ex-ministro da Justiça André Mendonça.

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o presidente Jair Bolsonaro (Foto by EVARISTO SA / AFP) - AFP

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), é um dos que comemoram a sinalização. "Quem planta colhe. A esquerda, quando perde na política, usa as supremas cortes para impor suas políticas de assassinato de bebês no útero. Agora a colheita chegou", afirma.

Quem também comemorou foi o deputado Marco Feliciano (PL-SP). "Penso que a Suprema Corte americana está corrigindo um erro histórico. Afinal, não há justificativa moral para se autorizar o assassinato de inocentes", disse.

Documento que seria um rascunho interno da Suprema Corte dos EUA indica que o órgão mudará seu entendimento sobre o aborto no país, revertendo o direito garantido pela decisão Roe vs. Wade, de 1973.

O texto, assinado pelo juiz conservador Samuel Alito com data de 10 de fevereiro, teria circulado pelo tribunal e foi divulgado nesta segunda (2) pelo site Politico.

Diante dessa perspectiva, o presidente americano Joe Biden pediu nesta terça (3) que os americanos votem nas eleições legislativas de novembro para defender o acesso "fundamental" ao procedimento e alertou para a ameaça de perda de outras garantias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.