Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Investigação sobre assédio na Caixa pode ser julgada apenas por homens no TCU

Única ministra, Ana Arraes, se aposenta em julho, e escolha de sucessor pode ficar para após eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O julgamento da fiscalização do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a política de prevenção e combate ao assédio sexual na Caixa Econômica Federal pode acabar ficando a cargo apenas de homens.

Isto porque a corte conta apenas com uma mulher, Ana Arraes, que se aposenta no dia 22 de julho.

Cabe à Câmara definir a vaga aberta pela ministra, e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tem indicado que pode deixar para levar a disputa à votação somente após as eleições, quando estará definido o tamanho das bancadas da próxima legislatura. Dessa forma, poderia usar o posto em suas negociações para reeleger-se na cadeira que ocupa.

A ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes. Foto: Joel Rodrigues/Folhapress, PODER - Folhapress

O mais cotado para a vaga de Ana Arraes atualmente é o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), candidato que tem o apoio de Lira.

Outros três deputados correm por fora: Hugo Leal (PSD-RJ), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Soraya Santos (PL-RJ), a única mulher.

Ministros do tribunal têm restrições a Soraya por ela ter sido uma aliada próxima do ex-deputado Eduardo Cunha quando ele presidia a Câmara.

Até hoje, o TCU teve apenas duas ministras em sua composição: Ana Arraes e Elvia Castelo Branco, nomeada pelo ex-presidente da República José Sarney.

A investigação do TCU contra a Caixa foi aberta depois das denúncias contra o então presidente do banco, Pedro Guimarães, que é alvo de acusações de assédio sexual relatadas por funcionárias da instituição. O caso foi revelado na terça-feira (28) pelo portal Metrópoles.

Os episódios incluem, segundo os relatos das mulheres, toques íntimos sem consentimento, propostas inadequadas às funcionárias e outras condutas inapropriadas.

A advogada especialista em Direito Público Maria Augusta Rost, que tem atuação no tribunal, lembra que a democracia demanda pluralidade em todas as estruturas de Estado e que a diversidade nos espaços de poder e de fala são, portanto, garantias constitucionais.

"Diante de sua relevância institucional, certamente, o Tribunal de Contas da União influenciará nas indicações para assegurar à ministra Ana Arraes a honra de repassar o cargo a outra mulher. Essa é a nossa esperança", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.