Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tebet aposta em entrevista no JN para melhorar desempenho nas pesquisas

Integrantes da campanha da presidenciável avaliam que ser a última sabatinada pode virar um trunfo para a senadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, aposta na entrevista que concederá ao Jornal Nacional nesta sexta-feira (26) para melhorar seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto.

Tebet será a última a participar da sabatina feita pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.

A série de entrevistas começa nesta segunda (22) com o presidente Jair Bolsonaro. No dia seguinte é a vez do pedetista Ciro Gomes, enquanto na quinta-feira (25) o jornal recebe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Senadora Simone Tebet
A senadora Simone Tebet, candidata à Presidência pelo MDB, em agenda no Distrito Federal - Pedro Ladeira/Folhapress

Integrantes de sua campanha avaliam que ser a última a falar ao Jornal Nacional pode virar um trunfo para a presidenciável, que já vai ter acompanhado os rivais e poderá explorar temas nos quais os demais tiveram desempenho mais fraco. A estratégia seria mostrar que a senadora é mais preparada que os concorrentes.

No sábado (20), a candidata recebeu o apoio explícito do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), em comício na capital paulista. A participação no evento foi vista por aliados de Tebet como um gesto simbólico, em especial pela percepção que havia entre eles de que o tucano evitava associar sua imagem à da senadora em sua campanha.

Desde que foi anunciada como nome do autointitulado centro democrático à Presidência, Tebet vem sendo questionada por integrantes de PSDB e MDB que consideram sua candidatura como tendo pouca viabilidade.

Por outro lado, ala do PSDB ligada ao ex-governador de São Paulo João Doria considerou o evento fraco, com baixa participação popular. Na avaliação desse grupo, o pouco apelo entre eleitores pode prejudicar ainda mais o partido. Esses tucanos estimam ainda que, se Doria fosse candidato no lugar de Tebet, estaria à frente do terceiro colocado, o pedetista Ciro Gomes.

Os apoiadores da senadora reconhecem que o comício tinha poucos participantes no começo, mas dizem que, depois, o evento encheu. Eles afirmam também que a candidatura de Tebet busca marcar uma mudança no MDB, que tenta construir imagem que afaste o partido de figuras como o ex-presidente Michel Temer e os ex-senadores Romero Jucá e Eunício Oliveira, cujos nomes foram envolvidos em escândalos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.