Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu instagram Facebook Meta

Campanha de Lula pede que plataformas removam conteúdo violento de forma imediata

Em carta assinada por Gleisi Hoffmann, partido argumenta que o volume de ameaças tem sido alto, apesar dos esforços do TSE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente do PT e coordenadora da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gleisi Hoffmann, está enviando uma carta para as plataformas de redes sociais com sugestões para combater a disseminação de conteúdos falsos e violentos.

Ela afirma que apesar dos esforços do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) junto às big techs, a campanha tem identificado um grande volume de ameaças, discurso de ódio e conteúdo manipulado contra Lula.

Ex-presidente e candidato em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso (Foto: MICHAEL DANTAS / AFP) - AFP

"As redes sociais são a principal fonte de informação política dos brasileiros. Constituem-se, portanto, em espaços indispensáveis para que o país possa ter eleições limpas e verdadeiramente democráticas. Isso só será possível quanto mais eficaz for a resposta das plataformas a esse desafio, mediante moderação de conteúdo, punição ou banimento de contas reincidentes; diminuição do alcance de conteúdos falsos, manipulados e com fake news", justifica a parlamentar.

Diante disso, sugere às plataformas que qualquer conteúdo com ameaça e incitação à violência seja removido imediatamente. Pede também que as denúncias de conteúdos falsos sejam apreciadas com celeridade, caso contrário, "os danos à imagem são irreparáveis" e que toda publicação verificada por agências de checagem como mentirosas seja retirada do ar.

Recomenda, adicionalmente, que conteúdos editados para retirar falas de contexto sejam banidos e que haja garantia de direito de resposta às pessoas atacadas.

O PT fez um grande esforço recente para desmentir boato de que, se eleito, Lula iria fechar igrejas evangélicas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.