Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Ministro do STF compara restrição da Lei das Estatais a regras do BC

Para magistrado, não faz sentido a vedação a políticos se o presidente do banco pode sair direto do mercado financairo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) faz uma comparação sobre a quarentena imposta a políticos pela Lei das Estatais.

Segundo ele não faz sentido manter a restrição para empresas estatais, se, no caso da presidência do Banco Central, o escolhido pode sair diretamente do mercado financeiro para o posto.

Ministros do STF participam da Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023 no plenario do Supremo Tribunal Federal. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF ) - Rosinei Coutinho/SCO/STF

O assunto está na pauta da Corte depois que o PC do B protocolou, em dezembro do ano passado, uma ação questionando a regra.

Em 10 de março, o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, emitiu o seu voto considerando inconstitucional o veto da indicação de dirigentes partidários.

No dia seguinte, o André Mendonça pediu vista do processo, paralisando a análise no plenário virtual. Lewandowski, então, concedeu uma liminar e pediu a apreciação pelo plenário.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda a conclusão do julgamento para dar encaminhamento a indicações políticas e finalizar a montagem do seu governo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.