Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus inss AGU

Parecer da AGU abre caminho para acordo contra fraudes no Bolsa Família

Entendimento com INSS visa a sistematizar compartilhamento de dados e evitar fraudes no programa social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

É esperado para as próximas semanas o anúncio de um entendimento entre o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para a interoperabilidade de sistemas, de modo a identificar automaticamente fraudes no Bolsa Família.

O instituto vinha se recusando a compartilhar de forma sistemática dados referentes a pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios mantidos no CNIS (Cadastra Nacional de Informações Sociais) sob o argumento de que são sigilosos. Eles permitiriam filtrar de maneira mais precisa famílias elegíveis ao programa social do governo federal.

Cartão Bolsa Família sendo entregue. (foto Gabriel Cabral/Folhapress)

Após reuniões com os dois órgãos, a AGU (Advocacia-Geral da União) emitiu novos pareceres jurídicos para dar segurança ao compartilhamento de bancos de dados.

O mais recente, da última sexta-feira (3), afirma que a reforma da Previdência incluiu na Constituição em 2019 um dispositivo determinando a instituição de sistema integrado entre dados referentes a benefícios previdenciários e programas sociais. Por estar na Constituição, a determinação está acima da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), umas das preocupações manifestadas pelo INSS.

De todo modo, para afastar quaisquer riscos, o parecer da AGU determina a edição de uma norma específica para regulamentar a interoperabilidade dos sistemas. A edição dessa nova fica a cargo do INSS.

Como a Folha mostrou, nos bastidores, técnicos apontam como pano de fundo a disputa entre Dataprev e Caixa para ver quem fica com a gestão do Cadastro Único, a base de dados que reúne os beneficiários dos programas sociais do governo federal.

É esperado que o parecer finalmente destrave os entendimentos. Hoje o compartilhamento já acontece, mas de forma manual, o que dificulta a verificação da elegibilidade das famílias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.