Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu CPI do MST Congresso Nacional

CPIs do MST duraram anos, foram palco para briga ideológica e tiveram pouco efeito prático

Congresso teve comissões em 2003 e 2009 investigando o movimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Congresso, ao menos duas vezes, já mirou o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra): no primeiro e no segundo governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A primeira vez foi há 20 anos, e o requerimento de instalação foi lido um dia depois de o petista posar para fotos com um boné do MST. A comissão no Senado, chamada de CPI da Terra, tinha como objetivo investigar "ações ilícitas, com sucessivas e violentas invasões de terras".

Lula reagiu à medida, na época, minimizando: "Já devo ter tirado umas 200 fotos com chapéu do MST na cabeça: vou continuar pondo".

O presidente Lula com boné do MST, em que está escrito "reforma agrária, por um Brasil sem latifúndio". Ele recebeu líderes do movimento no Palácio do Planalto, em julho de 2003. - Alan Marques/Folhapress

A CPI quebrou 21 sigilos bancários, fiscais e telefônicos de pessoas ou entidades sob investigação, como a UDR (União Democrática Ruralista) e duas entidades ligadas ao MST, a Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca) e a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária no Brasil (Concrab).

O relatório aprovado pela CPI, dois anos depois de sua criação, não foi o do deputado João Alfredo (PSOL-CE), aliado ao movimento, mas o substitutivo do então deputado Abelardo Lupion (PFL-PR). Em seu texto, ele chamou invasão de propriedade de "ato terrorista".

O ex-parlamentar é pai do atual deputado e presidente da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR), um dos principais articuladores da atual CPI do MST na Câmara, cujo requerimento foi lido nesta semana pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

A segunda vez em que o movimento esteve na mira do Congresso foi em 2009. A CPI durou um ano e seu relator foi o deputado Jilmar Tatto (PT-SP). O autor do requerimento foi Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que nove anos depois seria ministro de Jair Bolsonaro (PL).

À época, Tatto acusou a oposição de ter abandonado a CPI e disse que a comissão foi desnecessária e não serviu nem como palanque.

Desta vez, o principal nome que circula para a relatoria da CPI do MST em 2023 é o de Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro e aliado dos ruralistas.

Como Painel mostrou, Lira pediu que ele atue com parcimônia e equilíbrio caso seja escolhido como relator. Eles tiveram uma reunião sobre o tema na quarta-feira (26).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.