Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Gleisi sugere retomada de conselho político para melhorar articulação

Grupo foi criado no governo de transição e tinha representantes dos partidos aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Durante reunião desta quarta-feira (10) com o PSD no Palácio do Planalto para azeitar a articulação, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sugeriu a retomada do conselho político, nos moldes do que foi criado no gabinete de transição no ano passado.

A presidente do PT Gleisi Hoffmann pariticpam de cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho da transição, no CCBB (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

À época, o grupo foi montado com a representação de cada um dos partidos aliados e se reuniu sob o comando de Gleisi. Ao recriá-lo, o objetivo é tentar manter uma linha de contato mais direto com as legendas e evitar surpresas, como a derrota na votação dos decretos sobre o marco do saneamento, na semana passada.

Segundo relatos de participantes da reunião, a sugestão foi bem recebida. Os parlamentares disseram haver uma série de "frustrações reprimidas" por falta de diálogo, que acabou sendo expressada na votação contra o governo.

No encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou estar ciente das dificuldades e garantiu já estar trabalhando para sanar os entraves.

Sobre a liberação de emendas, afirmou que um montante já seria autorizado esta semana. Com relação a cargos, disse que muitas das pendências não dependiam apenas do governo. Alguns dos indicados, por exemplo, ainda não haviam apresentado os documentos necessários para tomar posse.

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) fez uma explanação sobre os pontos do arcabouço fiscal que preocupavam a bancada e destacou três para serem apresentados ao relator, Cláudio Cajado (PP-BA). Um deles, a necessidade de deixar expresso que não haverá aumento da carga tributária para alcançar as metas de receita, teve a concordância do governo.

Com isso, a bancada pediu para que o relatório só seja apresentado na próxima terça-feira (16), de modo a dar tempo de uma nova reunião.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.