Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo Livres critica STF e diz que Telegram tem direito de se opor a PL das Fake News

Entidade liberal diz que atitude da corte é incompatível com funcionamento de uma democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo liberal Livres divulgou nota nesta quarta-feira (10) em que critica a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de determinar ao Telegram que retirasse do ar um texto com críticas ao PL das Fake News.

0
O diretor do grupo liberal Livres, Magno Karl - Divulgação

"Ao determinar a retratação do Telegram por manifestação contrária ao PL 2630, o Supremo Tribunal Federal age como tutor da opinião aceitável, atitude inteiramente incompatível com o papel de uma Suprema Corte em democracias liberais", diz o texto.

De acordo com o Livres, o Telegram tem o direito de se manifestar contra uma mudança na legislação que pode prejudicar o funcionamento da ferramenta.

"Se uma eventual regulação pode afetar o serviço prestado por uma empresa aos seus consumidores, é de seu pleno direito informá-los de sua avaliação a respeito dos possíveis impactos regulatórios. Independentemente do juízo de mérito de qualquer autoridade", afirma o grupo, que é suprapartidário e se define como defensor da liberdade em todas as suas esferas.

Na terça-feira (9), o Telegram distribuiu aos seus usuários uma mensagem contra o projeto dizendo que ele acabaria com a liberdade de expressão. Moraes ordenou então a retirada do conteúdo do ar, sob pena de bloquear a ferramenta no Brasil, o que foi cumprido no início da tarde de quarta (10).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.