Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu CPI do MST Congresso Nacional

CPI do MST quer retardar depoimentos de Stedile e Rainha para reunir informações

Presidente da comissão diz que investigação já fez governo Lula mudar de atitude com relação ao agro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aprovados na semana passada pela CPI do MST, os depoimentos dos líderes sem-terra João Pedro Stedile (MST) e José Rainha (Frente Nacional de Lutas) devem demorar ainda para acontecer.

Joao Pedro Stedile, fundador do MST, que foi convocado para a CPI que investiga o movimento - Marlene Bergamo/Folhapress

A cúpula da comissão, controlada pela oposição ao governo Lula (PT), adotou como estratégia reunir o máximo de informações possível sobre o funcionamento dos dois movimentos antes de fazer a inquirição.

"Estamos recebendo denúncias, relatórios e pedidos de informação. De uma forma estratégica, estamos esperando o melhor momento para que os depoimentos ocorram", diz o presidente da CPI, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).

Tanto Stedile quanto Rainha foram convocados, ou seja, serão obrigados a comparecer.

A CPI deve fazer um esforço concentrado nas próximas duas semanas, antes do recesso parlamentar, com três sessões em vez de duas.

Também está nos planos realizar ao menos três novas diligências em locais onde há disputa de terras, como foi feito no Pontal do Paranapanema em maio.

Segundo Zucco, a CPI já deu um resultado prático, que foi o de obrigar o governo Lula a mudar sua atitude frente ao agro. "Eles passaram a procurar diálogo, mudaram de postura", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.