Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cassação de vereador Camilo Cristófaro em SP já tem 41 votos, 4 além do necessário

Plenário deve votar o caso nas próximas semanas; vereador usou expressão 'é coisa de preto' em sessão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O plenário da Câmara Municipal de São Paulo, composto pelos 55 vereadores, deverá aprovar a recomendação de cassação do vereador Camilo Cristófaro (Avante) pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Composta por sete legisladores, a Corregedoria votará o relatório elaborado por Marlon Luz (MDB), que recomendou a cassação, na quinta-feira (24).

O presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), pretende colocar o relatório em votação no plenário até a primeira semana de setembro.

Camilo Cristófaro, vereador de São Paulo, durante entrevista à Folha
Camilo Cristófaro, vereador de São Paulo, durante entrevista à Folha - Karime Xavier-5.out.2016/Folhapress

Em maio de 2022, Cristófaro foi flagrado em uma sessão na Câmara dizendo "não lavaram a calçada, é coisa de preto".

Para que a cassação seja confirmada, 37 dos 55 vereadores precisarão votar favoravelmente à recomendação da Corregedoria em plenário. Segundo apurou o Painel junto a líderes das bancadas e demais vereadores, o placar atual é desfavorável a Cristófaro.

Nas bancadas de PT e PSOL, todos os vereadores votarão pela cassação. Em PSD, PSDB, MDB, PL, Podemos e União Brasil, a maior parte dos membros deverá seguir o mesmo caminho.

Petistas e psolistas somam 14 votos no Legislativo paulistano. PSD, PSDB, MDB, PL, Podemos e União Brasil somam 29, dos quais ao menos 24 deverão apoiar a cassação de Cristófaro, segundo contas de seus líderes e membros. Em caráter reservado, três vereadores independentes (que representam sozinhos seus partidos) disseram que farão o mesmo.

Nesse cenário, um cálculo conservador dá margem de cinco votos em favor da cassação.

"A orientação partidária é que o voto em plenário siga o relatório aprovado pela Corregedoria. Nas questões de racismo, o União Brasil defende a punição máxima", diz Leite, presidente da Câmara.

Entre os vereadores ouvidos pela coluna, alguns disseram até considerar pesada a pena de cassação, mas que não estão dispostos a colocar em risco seu capital político para defender um vereador com o histórico de ataques a minorias como Cristófaro.

A dificuldade de Cristófaro em conseguir apoio para resistir à punição também decorre de brigas que provocou com colegas de posicionamentos políticos diversos e que muitas vezes desembocaram em xingamentos e ameaças de agressão física.

Aurélio Nomura, do PSDB, e George Hato, do MDB, alvos de ataques de Cristófaro, por exemplo, hoje trabalham para que suas bancadas fechem questão pela cassação do vereador.

A Justiça absolveu o vereador da acusação de racismo em julho deste ano. Em sua decisão, o juiz Fábio Aguiar Munhoz afirma que a fala do vereador foi retirada de um contexto de "brincadeira, de pilhéria, mas nunca de um contexto de segregação, de discriminação ou coisa que o valha". O Ministério Público recorreu da decisão.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi publicado, são necessários 37 votos em plenário para aprovar a ​cassação de um vereador na Câmara Municipal de São Paulo, e não 36. O texto já foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.