Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência

Destino do fundo constitucional no arcabouço preocupa governo do DF

Recursos responderam por 32% do orçamento do Distrito Federal no ano passado; Senado retirou do teto do arcabouço, mas Câmara terá palavra final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com a proximidade da votação do arcabouço fiscal na Câmara, integrantes do governo do Distrito Federal e parlamentares da bancada intensificaram a pressão para que os deputados mantenham a decisão do Senado de excluir das limitações o FCDF (Fundo Constitucional do Distrito Federal).

Senado excluiu fundo constitucional do DF das limitações do arcabouço
Senado excluiu fundo constitucional do DF das limitações do arcabouço - Marcos Oliveira/Agência Senado

O argumento principal é que os recursos respondem por uma fatia considerável do orçamento do DF. Segundo dados do governo, no ano passados somaram 32,4% do orçamento, patamar que deve ser de 41,4% neste ano e de 39,2% em 2024.

O fundo não constava na proposta original de arcabouço enviada pelo governo ao Congresso, mas foi inserido pela Câmara em um esforço para melhorar a situação fiscal do país. No Senado, o fundo foi retirado da nova regra fiscal.

A bancada do DF e interlocutores do governo local argumentam que, sem os recursos, não seria possível custear as polícias civil e militar, o corpo de bombeiros e também dar assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.

"Brasília, como capital da República, é uma cidade administrativa, sem indústrias, com pequena arrecadação e uma responsabilidade imensa para com os moradores e visitantes, organismos nacionais e estrangeiros", afirma a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).

"A segurança pública e a saúde são voltadas aos brasileiros de todos os lugares que aqui habitam ou transitam. O fundo constitucional do DF foi criado há mais de 20 anos para garantir a qualidade dos serviços públicos e sua manutenção é vital."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.