Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Reação de governadores a Zema foi irresponsável e desonesta, diz presidente do Novo

Eduardo Ribeiro afirma que declarações de mineiro foram descontextualizadas e se disse positivamente surpreso com defesa nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A reação de políticos de esquerda e governadores do Nordeste às declarações de Romeu Zema (MG) foi desproporcional e irresponsável e o mineiro só defendeu que Sul e Sudeste não percam representatividade por sua força política, afirma ao Painel o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Zema afirmou que o Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) decidiu buscar protagonismo político e econômico para as duas regiões para evitar perdas econômicas contra as outras regiões.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, foi criticado por governadores do Nordeste
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, foi criticado por governadores do Nordeste - Zanone Fraissat/Folhapress

Em resposta, o governador João Azevêdo (PB), presidente do Consórcio Nordeste afirmou que viu nas declarações do mineiro estímulo à "guerra entre regiões".

Ribeiro criticou a primeira versão do título da reportagem, que falava em frente contra o Nordeste. "A partir de uma manchete inverídica escala para um fato desses de maneira absolutamente desproporcional", afirma.

Para ele, a resposta dos governadores do Nordeste e políticos de esquerda foi irresponsável, em especial por insinuar que havia nas declarações de Zema intenções separatistas, "o que é um completo absurdo. "

"Os governadores, se não leram a matéria, foram irresponsáveis, e se leram a matéria, foram desonestos", complementou o presidente do Novo, partido de Zema. Na avaliação de Ribeiro, o governador mineiro apenas defende que Sul e Sudeste tenham força política para não perder representatividade.

"Ninguém aqui é contra ajudar regiões específicas que precisam ser desenvolvidas. A preocupação que há, não só do governador Zema, mas de todos os governadores de Sul-Sudeste, prefeitos de forma geral, é que essa balança não pese demais para um lado, que haja um bom senso, que haja um equilíbrio."

O presidente do Novo também se disse "positivamente surpreendidos" com a reação em redes sociais de pessoas que "se levantaram para defender o governador dessa injustiça."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.