Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relator da LDO negocia aumentar controle sobre 'emendas Pix'

Danilo Forte tem conversado com Bruno Dantas, do TCU, sobre mecanismos de fiscalização sobre repasses a prefeituras desvinculados de projetos específicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o deputado Danilo Forte (União-CE) está conversando com o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, sobre como incluir no texto mecanismos de controle sobre as transferências especiais, as chamadas "emendas Pix".

Deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, em entrevista à Folha
Deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, em entrevista à Folha - Pedro Ladeira/Folhapress

A negociação do deputado ocorre em meio a uma movimentação do Congresso para tentar ampliar no Orçamento o espaço reservado para transferências especiais. As emendas Pix são um tipo de emenda individual impositiva que permite acelerar o repasse de verbas para estados e municípios, sem vínculo com projetos específicos, o que dificulta a fiscalização pelos órgãos de controle.

A ideia do relator é estabelecer como contrapartida à ampliação dos recursos uma forma de identificar o destino da verba depois que ela chega ao município. Desta forma, além de aumentar a fiscalização sobre o dinheiro, o parlamentar responsável pelo envio também ficaria com seu carimbo junto à prefeitura.

"Quanto mais enxuto e impositivo for orçamento, maior é a transparência sobre os recursos. Quanto mais inchado ele for, pior é a execução e mais difícil fica para se fazer o controle", diz o deputado.

Em abril, o TCU firmou entendimento de que o controle da aplicação das transferências especiais para prefeituras cabe às cortes de contas estaduais e municipais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.