Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Sabesp

Alvo do PT, instituição contratada por Tarcísio para venda da Sabesp trabalhou com gestões do partido

IFC, braço do Banco Mundial, já assinou acordos sem licitação com governos do PT na Bahia e gestão Dilma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A IFC (International Finance Corporation), instituição ligada ao Banco Mundial que foi contratada sem licitação pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para embasar a privatização da Sabesp, também trabalhou em moldes semelhantes com gestões do PT.

A bancada do partido na Assembleia tem feito críticas ao contrato. Na semana passada, acionou a Justiça para tentar anulá-lo com o argumento de deveria ter sido feito com licitação.

Na Bahia, os governos petistas de Jaques Wagner (atualmente senador) e Rui Costa (hoje ministro da Casa Civil) contrataram a instituição também sem licitação para estruturar as concessões das rodovias BA-093, em 2010, e BA-052, em 2018.

A IFC também foi responsável pelos projetos de parceria público-privada do Hospital do Subúrbio, em 2010, e a do Diagnóstico por Imagem, em 2015.

Estação de tratamento de água da Sabesp em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Gabriel Cabral-26.jul.2019/Folhapress

Em 2015, na gestão Dilma Rousseff (2015), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) contratou a instituição para estruturar a desestatização da Celg, distribuidora de energia elétrica do Grupo Eletrobras responsável pelo fornecimento de Goiás.

A IFC só atua com contratos firmados com inexigibilidade de licitação.

O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino, que tem sido um dos líderes do PT nas críticas à privatização, diz que não tem como avaliar os processos em outros estados, mas que "em relação à Sabesp foi feito sem o devido processo licitatório".

"A contratação direta não se justifica e é prejudicial tanto aos cofres públicos quanto à isonomia que esse tipo de contratação deve seguir e não foi observada", disse ao Painel.

"O IFC é um órgão vinculado ao Banco Mundial que pode firmar contrato com todos os governos. O que chama atenção no caso da Sabesp é que, além da dispensa de licitação, ele subcontratou escritório da Faria Lima. Além disso, o contrato prevê um pagamento maior no caso de parecer favorável à privatização. É um escândalo. Tarcísio pagou ao IFC para receber um estudo com o conteúdo que não condiz com a realidade, mas é o que ele queria.", afirma Emídio de Souza (PT), que coordena a Frente Parlamentar Contra a Privatização da Sabesp.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.