Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Frentes parlamentares querem força-tarefa para debater reforma administrativa no Congresso

Ideia é tentar amadurecer o debate para que a proposta avance no próximo ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Frentes parlamentares irão fazer uma força-tarefa no Congresso Nacional ainda neste ano para tentar avançar a discussão da reforma administrativa no Legislativo. A ideia é tentar amadurecer o debate para que a proposta avance no próximo ano.

Como o Painel mostrou, o governo Lula (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm visões conflitantes sobre o tema. Ponto de partida de Lira nas negociações, PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada em comissão especial da Câmara não é de interesse do Executivo.

No fim de agosto, um grupo formado por representantes de 23 frentes parlamentares encaminhou a Lira um manifesto a favor da aprovação da reforma. Na semana passada, o coletivo organizou um seminário sobre o tema na Câmara.

Como parte da força-tarefa, a FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo), que integra a coalizão, deverá apresentar ainda em novembro uma nova PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata do tema. Além disso, serão realizadas audiências públicas na Câmara e haverá um esforço de parlamentares para tentar destravar o andamento do projeto dos supersalários no Senado.

Fachada do Congresso Nacional - Leopoldo Silva-16.ago.2023/Agência Senado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.