Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo Bolsonaro foi irresponsável e prepotente com calote nos precatórios, diz Alckmin

Vice-presidente afirma ainda que Lula está 'corrigindo uma injustiça' da gestão passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou ao Painel que o governo Jair Bolsonaro (PL) demonstrou "descaso" e "irresponsabilidade" com o que classificou como "calote bilionário" no pagamento de precatórios (dívidas do Estado reconhecidas pela Justiça).

Nesta quinta (28), o governo anunciou que depositou judicialmente, neste mês, R$ 90,7 bilhões para o pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) em todos os estados e no Distrito Federal.

A decisão foi tomada após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido que o teto para pagamento de precatórios aprovado pela gestão Bolsonaro é inconstitucional e ter autorizado a quitação do estoque.

Vice-presidente deve analisar recomendações de entidades do terceiro setor para ampliação de oportunidades de empreendededorismo socioambiental - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em dezembro de 2021, foi aprovada a PEC dos Precatórios, que criou um limite anual para os pagamentos. A proposta foi o mecanismo do então governo para destravar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 em 2022, ano eleitoral.

"Somente o descaso e a irresponsabilidade de um governo prepotente poderiam explicar o calote bilionário praticado contra brasileiros que esperam o cumprimento de decisões judiciais que reconheceram o seu legítimo direito ao recebimento de benefícios e indenizações", diz Alckmin ao Painel.

O vice-presidente afirma ainda que o presidente Lula (PT) está "corrigindo uma injustiça" da gestão passada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.