Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Maioria dos ex-presidentes do PT apoia advogado para Justiça

Quatro dos sete ex-dirigentes vivos do partido se manifestaram a favor de Marco Aurélio Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro dos sete ex-presidentes do PT vivos declararam apoio à indicação do advogado Marco Aurélio Carvalho para o Ministério da Justiça. O mais recente foi Ricardo Berzoini, que comandou a legenda entre 2006 e 2010, com um breve intervalo.

O advogado Marco Aurélio Carvalho, defendido por petistas para o Ministério da Justiça - Mathilde Missioneiro/Folhapress

"Fui informado que o excelente jurista Marco Aurélio Carvalho pode ser o sucessor [de Flávio Dino]. Se isso acontecer, a defesa da Justiça e da Segurança Pública do país estará em boas mãos", escreveu na rede social X, nesta segunda-feira (18).

A declaração reforça o movimento de grande parte do PT de referendar o nome do advogado, coordenador do grupo Prerrogativas, para o cargo.

Antes dele, também já haviam se manifestado em defesa de Carvalho os ex-presidentes petistas José Dirceu, José Genoino e Rui Falcão. Não se posicionaram ainda entre Olívio Dutra, Tarso Genro e o próprio presidente Lula, que é quem fará a indicação para a pasta.

Desde sua fundação, o PT foi presidido por 11 pessoas. Três morreram (Luiz Gushiken, Marco Aurélio Garcia e José Eduardo Dutra). A atual presidente é Gleisi Hoffmann, que ainda não se manifestou sobre o tema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.