Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente da Alesp diz que Tarcísio deve dialogar mais antes de aumentar ICMS

André do Prado afirmou que é preciso conversar com setores produtivos; elevação de alíquota enfrenta forte resistência no Legislativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), diz que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) precisa dialogar mais antes de enviar para a Casa um projeto de lei aumentando a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado André do Prado (PL) - Zanone Fraissat/ Folhapress

"É preciso haver mais diálogo, pesar se realmente é o momento de um aumento de impostos quando setores produtivos estão reclamando tanto da carga tributária", disse Prado ao Painel.

A elevação da alíquota vem sendo cogitada por governadores do Sul e do Sudeste em preparação à reforma tributária. A participação de cada estado na arrecadação do novo IBS vai depender da receita média do ICMS no período 2024-2028.

A ideia, no entanto, enfrenta forte resistência no Legislativo paulista, inclusive em deputados da base de Tarcísio mais identificados com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para o presidente a Casa, nenhuma decisão por parte do Palácio dos Bandeirantes deve ser tomada de forma açodada.

"De repente é melhor esperar como ficará o formato final da reforma tributária para ver a real necessidade do aumento. E chamar os setores produtivos para conversar", afirmou.

O dilema, acrescenta, é como conjugar carga tributária com a saúde financeira do estado.

"O governador, como um homem liberal, não gosta de aumentar imposto, mas há também a questão da responsabilidade fiscal. Algumas estimativas são de perda de R$ 100 bilhões para o estado nos próximos anos caso não seja feito nada", declarou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.