Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Irmã do empresário Di Genio, morto em 2022, pede inquérito contra mulher dele

Ana Ida di Genio diz que ela bloqueou contato com o irmão, fundador do grupo Unip/Objetivo, e não cuidoude sua saúde; viúva diz que alegações são falsas e se devem a litígio societário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Única irmã de João Carlos di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo, Ana Ida di Genio Barbosa apresentou denúncia criminal contra Sandra Miessa, com quem ele vivia, alegando que ela impedia contato com o empresário, morto em 2022. A ação também aponta cuidados inadequados com ele na fase final da vida.

O empresário João Carlos di Genio, morto em 2022 - Zé Carlos Barretta/Folhapress

A peça é subscrita por Oswaldo Pereira Barbosa, marido de Ana. O casal pede a instauração de inquérito policial.

"Toda a família Barbosa sempre manteve uma relação de muita proximidade e afeto com o dr. João Carlos di Genio", diz a ação, citando também os três filhos do casal, sobrinhos do empresário. "Todo esse afeto e respeito despendido pela família eram recíprocos", acrescenta.

De acordo com a ação, os contatos do empresário com a irmã, o cunhado e os sobrinhos foram suspensos por Sandra por volta de 2019, quando ele teria sido diagnosticado com suposto quadro de demência.

"Esse suposto quadro de saúde jamais foi confirmado aos noticiantes e seus familiares", diz a peça. A pandemia também teria sido usada como argumento para a falta de contatos.

Segundo os familiares, Sandra, com quem Di Genio não era formalmente casado e tinha três filhos, não repassava recados e impedia contato telefônico. Funcionários próximos a ele também teriam sido dispensados por ela.

A ação diz ainda que na fase final da vida, Di Genio foi tratado de forma negligente pela companheira, sem cuidados de alimentação e higiene adequados.

"Estamos apresentando denúncia para solicitar a abertura de um inquérito policial para investigar estes graves fatos", disse o advogado Fernando José da Costa, que representa a irmã do empresário.

Outro lado

Advogado de Sandra Miessa, Luiz Felipe Pereira Gomes Lopes disse em nota que Sandra Miessa sempre teve excelente convívio com Ana Ida di Genio Barbosa e que as alegações são falsas.

"Há um intenso litígio societário intentado por Oswaldo Pereira Barbosa e seus filhos contra a família de João Carlos di Genio", declarou.

A denúncia, de acordo com o advogado, seria uma tentativa de retaliação pela saída de Barbosa do grupo Unip/Objetivo. Os fatos narrados já teriam sido relatados em ações anteriores, sem serem levados a sério pelo Juidiciário.

"Ficou devidamente comprovado que não havia impedimento de contato dos Barbosa com João Carlos di Genio, que inclusive manteve reuniões documentadas com eles e continuava plenamente lúcido e à frente do grupo Unip/Objetivo, ao lado da sra. Sandra Miessa, sua fiel e zelosa escudeira, até o seu falecimento", afirma o advogado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.