Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus STF

Deputados pedem prisão preventiva de Bolsonaro por permanência em embaixada

Parlamentares acionaram Procuradoria-Geral da República e STF nesta segunda-feira (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputados federais acionaram a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (25) com pedidos de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria se abrigado na embaixada da Hungria em Brasília após operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte, em fevereiro.

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) enviou petição ao Supremo Tribunal Federal em que afirma que a passagem de Bolsonaro pela embaixada implicou descumprimento do objetivo da apreensão do passaporte e sinaliza uma tentativa de deixar o território nacional para não ser preso.

Lindbergh Farias (PT-RJ), por sua vez, solicitou à Procuradoria-Geral da República que peça ao STF a prisão prisão preventiva do ex-presidente.

Jair Bolsonaro e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, durante entrevista a jornalistas em Budapeste
Jair Bolsonaro e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, durante entrevista a jornalistas em Budapeste - Attila Kisbenedek-17.fev.2022/AFP

"A estadia do ex-presidente, por dois dias, na Embaixada da Hungria, sugere uma tentativa clara de pavimentar o terreno para eventual fuga ou proteção estrangeira, na medida em que as investigações são aprofundadas e se robustecem os indícios e provas capazes de fundamentar não apenas medidas cautelares (prisão), como uma futura condenação penal", afirma o material.

O texto ainda diz que a ação de Bolsonaro indica "uma tentativa de blindagem com apoio de governo estrangeiro" para "assegurar sua impunidade", já que estaria ciente de seu "destino penal", ou seja, a prisão.

"Se a apreensão do passaporte visou exatamente evitar tentativas de fuga do país, a pavimentação de tentativa de eventual asilo político pode ser caracterizada como uma forma de descumprimento da medida cautelar imposta, o que também legitimaria a decretação da prisão preventiva", completa a representação do petista.

Para a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), a permanência de Bolsonaro na embaixada era um modo de se esconder da PF caso também houvesse mandado de prisão contra ele. "E chama atenção ser a embaixada da Hungria, pois, sem dúvida, Bolsonaro mira em [Viktor] Orbán [primeiro-ministro da Hungria e líder da extrema direita] quando ataca a democracia no Brasil. Na minha opinião, mostra que é um risco ele ficar solto e é preciso prendê-lo preventivamente, para que ele não fuja."

Bolsonaro é investigado por supostamente ter liderado uma trama golpista para continuar na Presidência mesmo com a derrota eleitoral para Lula (PT).

A defesa do ex-presidente afirma que ele ficou na embaixada somente para manter contato com autoridades estrangeiras.

Investigação do jornal americano mostra que Bolsonaro ficou dois dias na embaixada da Hungria
Investigação do jornal americano mostra que Bolsonaro ficou dois dias na embaixada da Hungria - Reprodução/NYT

A notícia da passagem do ex-presidente pela embaixada foi revelada nesta segunda-feira (25) pelo New York Times. De acordo com o jornal, vídeos do sistema de segurança mostram Bolsonaro em frente à missão diplomática no dia 12 de fevereiro.

O jornal americano diz que as câmeras mostram que Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças. Ele teria permanecido no prédio de 12 de fevereiro a 14 de fevereiro. A apreensão do passaporte aconteceu no dia 8 de fevereiro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

A deputada enviou a petição no âmbito do próprio inquérito que resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente, que tem Moraes como relator.

A peça lembra ainda que o próprio ministro do STF determinou o restabelecimento da prisão do então deputado Daniel Silveira, em 2021, após notícias de que ele havia solicitado asilo político a quatro países, em "eventual tentativa de se furtar à aplicação da lei penal, com a fuga do território nacional", entre outros descumprimentos de medidas cautelares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.