Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado critica proposta do governo para o Perse e vê arrogância da Fazenda

Autor do projeto que deu origem ao programa para o setor de eventos, Felipe Carreras diz ser contra retirada gradual de benefícios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Autor do projeto de lei que deu origem ao Perse, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) criticou a proposta formalizada pelo governo federal para o programa para o setor de eventos e disse que "não houve diálogo" do Ministério da Fazenda com parlamentares e representantes da área.

"Em primeiro lugar não houve diálogo, já largaram errado. Com arrogância e prepotência não se constrói o justo e razoável. Precisa de humildade e capacidade de diálogo", diz Carreras ao Painel.

O governo Lula (PT) propôs cortar para 12 atividades da lista de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) autorizadas a ter acesso ao programa.

Líder do maior bloco da Câmara, deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), em entrevista à Folha
Líder do maior bloco da Câmara, deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), em entrevista à Folha - Pedro Ladeira/Folhapress

A proposta, formalizada na quarta (27), também prevê uma "escada" para a redução gradual do benefício tributário: o chamado "desconto" dos impostos desonerados cairia para 45% neste ano, 40% em 2025 e 25% em 2026.

Em 2027, o benefício tributário deixa de valer, com a reoneração completa da cobrança dos tributos federais (Imposto de Renda; Contribuição Social sobre Lucro Líquido e PIS/Cofins).

Carreras diz que a Fazenda não apresentou "justificativa com dados detalhados" para a redução do número de CNAEs. "Tem que ter um estudo detalhado por setor. Fazer um levantamento por geração de empregos e manutenção, tudo tem que ter uma lógica, ter dados e evidências", diz o deputado.

O parlamentar também criticou a redução gradual do benefício, afirmando ser "absurdamente contra" a iniciativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.