Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus inss

OAB-SP pede que INSS exclua post sobre falta de necessidade de intermediários para obter benefício

Ordem viu ofensa à advocacia em manifestação; instituto nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB de São Paulo enviou ofício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pedindo a exclusão de post em que o órgão diz aos segurados não haver necessidade de intermediários para pedir benefícios nas agências da Previdência Social.

A postagem foi realizada em 24 de fevereiro deste ano. O texto afirma ainda que todos os serviços do INSS são gratuitos.

Prédio do INSS em Brasília
Prédio do INSS em Brasília - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ofício, enviado ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é assinado por Luiz Fernando Pacheco, presidente da Comissão, e Gustavo Macluf Paviotti, vice-presidente da área previdenciária.

No texto, eles manifestam preocupação com a campanha e dizem que, embora não seja obrigatória a presença de advogado para intermediar os serviços previdenciários, os cidadãos têm "direito de buscar o auxílio jurídico sempre que se sentirem lesados".

"A mensagem publicitária divulgada pelo INSS é desrespeitosa à classe, que pode colaborar e orientar os beneficiários, assegurando-lhes um direito que pode não estar sendo reconhecido, ou até mesmo para que ele compreenda quais são as possibilidades de prestações, diante da complexidade que envolve a matéria", escrevem.

Em resposta, o órgão diz que "não houve ofensa e nem intenção de ofender". "O INSS em nenhum momento vinculou os advogados como intermediários. Orienta, inclusive, o segurado que precisar do auxílio de terceiros a consultar o cadastro da OAB para não cair em golpe de pessoas de má-fé que se apresentam, como advogados e não o são", diz.

Stefanutto pediu uma reunião com o presidente do conselho federal da OAB, Beto Simonetti, para tratar do assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.