Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

Governo levará fibra ótica para cidade colombiana

Parceria será firmada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Fillho, durante missão do presidente Lula a Bogotá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assina nesta quarta-feira (17) um acordo com o governo da Colômbia para estender a infraestrutura brasileira de internet por fibra ótica até a cidade colombiana de Leticia, na tríplice fronteira amazônica.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assina acordo com colega colombiano sobre fibra ótica
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assina acordo com colega colombiano sobre fibra ótica - Gabriela Biló /Folhapress

A assinatura ocorrerá durante missão do presidente Lula (PT) a Bogotá. A extensão será feita por uma "estrada digital" de 1.100 km que será implantada até 2025 sob o rio Amazonas e ligará 13 municípios do Norte do Brasil, entre eles Tabatinga (AM), que faz fronteira com a Colômbia.

O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho entre o Ministério das Comunicações e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia para planejar a conexão.

"Nós estamos enfrentando o desafio de proporcionar conectividade para a população de cidades de difícil acesso e localidades remotas, como comunidades ribeirinhas e aldeias, para terem mais acesso a educação, serviços públicos, mercado de trabalho e toda a economia digital", disse Juscelino.

A "estrada digital" Infovia 02 faz parte de oito que estão sendo implantadas na região Norte para conectar localidades distantes com internet de fibra ótica.

O investimento total é de R$ 1,3 bilhão —na Infovia 02 será de R$ 268 milhões. A obra aguarda o licenciamento ambiental para ser iniciada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.