Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu inss

Lupi quer 100% de licenças de saúde pelo sistema Atestmed até agosto

Ministro também estima que, até junho, todos os pedidos de auxílio-doença serão encaminhados pelo sistema de envio online de atestados médicos sem perícia presencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Carlos Lupi (Previdência Social) calcula que, até agosto, todos os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ligados à saúde, entre eles auxílio-doença e salário-maternidade, serão concedidos via Atestmed, o sistema de envio online de atestados médicos sem perícia presencial.

Presidente Lula (PT) ao lado do Carlos Lupi (Previdência) no anúncio do projeto de regulamentação do trabalho por app
Presidente Lula (PT) ao lado do Carlos Lupi (Previdência) no anúncio do projeto de regulamentação do trabalho por app - Pedro Ladeira/Folhapress

A expectativa é que, até junho, o Atestmed seja a ferramenta usada para concessão de todos os auxílios-doença, levando os peritos a se concentrarem na análise de outros benefícios, como aposentadorias ou BPC Loas (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência).

O sistema é a aposta do ministério para reduzir as filas do INSS. Pela estimativa de Lupi, a análise remota de atestados médicos para concessão de auxílio-doença possibilitará a economia de R$ 5,6 bilhões aos cofres públicos em 2024.

O sistema, no entanto, é contestado por peritos médicos. Parecer do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicado em 4 de abril afirma que o Atestmed desrespeita leis vigentes e pode provocar "inarredável prejuízo" ao erário e à sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.