Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu MST

Ministro diz que novo chefe do Incra em Alagoas terá de ouvir movimentos

Paulo Teixeira diz que haverá respeito a compromissos; MST invadiu sede do órgão em Maceió

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, diz que vai pedir ao novo superintendente do Incra em Alagoas, Junior Rodrigues do Nascimento, que dê atenção especial aos pleitos do MST e outros movimentos sociais do estado.

0
Integrantes do MST (Movimento dos Sem Terra) e outras entidades invadem a sede do Incra em Maceió (AL) - Delanisson Araújo/Divulgação MST

A ideia é tentar apaziguar a relação entre os sem-terra e o recém-nomeado superintendente, que nem tomou posse ainda.

Nesta segunda-feira (29), o MST e outros movimentos de defesa da terra invadiram a sede do órgão em Maceió (AL) em protesto contra a indicação de Nascimento para o cargo.

Ele substituirá Wilson César de Lira Santos, que era acusado de truculência pelo movimento. Ambos foram indicações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O MST disse em nota que a troca "acende um sinal amarelo na condução da política agrária em Alagoas"

Teixeira não quis comentar a invasão, mas assegurou que pretende firmar um compromisso com o novo superintendente de que sejam mantidos o diálogo e as políticas de reforma agrária.

"O novo representante do Incra vai ser chamado, assim que tomar posse, e será pedida total atenção aos movimentos sociais de lá [Alagoas]", afirmou o ministro, que disse que o contato será feito por meio do Incra nacional.

Segundo ele, é compreensível o temor dos movimentos de que compromissos anteriormente assumidos sejam interrompidos. "Mas está garantida a continuidade das políticas que interessam aos movimentos e a sintonia com eles", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.