Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu indígenas

MPF lança campanha em defesa da pluralidade dos povos indígenas

Vídeo traz personalidades indígenas para combater estereótipos associados aos modos de vida dessa população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal lança nesta sexta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, uma campanha para combater os estereótipos associados a essa população e para retratar a pluralidade de modos de viver e cultura dos povos indígenas.

A campanha "Indígenas, no Plural" tem a participação da assessora-chefe de Inclusão e Diversidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Samara Pataxó, do comunicador Tukumã Pataxó, da ativista ambiental Samela Sateré-Mawé, da artesã, Airy Gavião e do estudante de Medicina pela UnB (Universidade de Brasília) Tony Leão.

A ação também busca explicar a atuação do MPF na defesa dos direitos dos povos indígenas. O manifesto "Indígenas, no Plural" defende que os povos indígenas precisam falar suas línguas e contar suas histórias.

"Para reverenciar nossa ancestralidade. Para que nossas ciências, modos de vida e culturas se perpetuem", dizem, no vídeo.

"Para que nossos direitos sejam tão plurais quanto os nossos povos. Afinal, permanecemos, Seja na cidade, na política, na universidade, No meio artístico ou onde quisermos. Somos indígenas, No plural."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.