Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu indígenas

MPF apura recusa de cartórios no Acre de registrarem indígenas em língua tradicional

Procuradoria determinou que registro seja feito e deu 15 dias para que cartórios informem providências adotadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para apurar a recusa injustificada de cartórios de registro civil do Acre de registrarem indígenas com nomes em suas línguas tradicionais.

Terra Indígena Jaminawa do rio Caeté, no Acre; indígenas falam em recusa de cartórios em registrarem crianças com nomes tradicionais
Terra Indígena Jaminawa do rio Caeté, no Acre; indígenas falam em recusa de cartórios em registrarem crianças com nomes tradicionais - Lalo de Almeida/Folhapress

As denúncias sobre as recusas foram feitas por indígenas dos municípios de Assis Brasil, Feijó e Tarauacá, de etnias como a huni kuin.

As reclamações deram origem a um relatório encaminhado pela Procuradoria da República no Município de Redenção (PA) sugerindo que o Ministério Público Federal no Acre atuasse para resolver a questão.

Além de instaurar o inquérito, que terá prazo de um ano, o MPF também recomendou que os cartórios passassem a registrar recém-nascidos com nomes em suas línguas tradicionais. Os órgãos terão 15 dias para informar quais providências adotaram.

Caso o cartório recuse o registro, a recomendação orienta que o MPF seja acionado e que sejam informados o cartório, funcionário que negou o pedido e nome do indígena que teve o registro negado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.