Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Governo diz que já esperava decisão que suspendeu acordo com sindicato de professores

Federação Proifes, ligada ao PT e PC do B, assinou os últimos acordos de reajuste salarial, mesmo com resistência do Andes, próximo ao PSOL e ao PSTU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Integrantes do Ministério da Gestão dizem ter recebido sem surpresa a decisão judicial que suspendeu o acordo fechado entre o governo e a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico).

Manifestantes na plateia levantam faixas e erguem as mãos diante de parlamentares sentados no palco na comissão
Mobilizações dos servidores de universidades federais por reajuste salarial na Câmara dos Deputados - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Pela negociação acertada com o sindicato, os professores federais teriam reajuste de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. Com a decisão judicial, o acordo foi suspenso.

Técnicos da pasta dizem que o cenário era previsível por causa da rivalidade da Proifes, ligada ao PT, com o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), próximo do PSOL e do PSTU. A divergência remonta a 2004, quando a federação foi criada, ainda no primeiro mandato do presidente Lula.

A Gestão lembra, porém, que os dois últimos acordos de reajuste para professores federais, em 2012 e 2015, no governo de Dilma Rousseff, foram assinados só com a Proifes. E que, mesmo com a resistência dos outros sindicatos, essas negociações acabaram prevalecendo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.