Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

União Brasil quer apoio para sucessão de Lira em troca de endosso a coronel na vice de Nunes

Para aceitar Mello Araújo em SP, partido quer que o PL apoie Elmar Nascimento para a presidência da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Principal resistência ao coronel Ricardo de Mello Araújo (PL) como vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, o União Brasil tenta articular a eleição municipal paulistana à sucessão na Câmara dos Deputados.

A cúpula do partido tenta negociar o apoio do PL a Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como sucessor de Arthur Lira (PP-AL) em troca de seu endosso ao ex-chefe da Rota, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Um homem com expressão séria e focada é capturado em primeiro plano, vestindo uma camisa xadrez. Ao fundo, desfocado, outro homem observa a cena, contribuindo para a atmosfera de concentração da imagem.
Ricardo de Mello Araújo (PL), ex-comandante da Rota e indicado por Jair Bolsonaro (PL) para vice de Ricardo Nunes (MDB) - Rafaela Araújo-14.jun.2024/Folhapress

Como a sigla tem 95 deputados federais, o compromisso com a escolha de Elmar, que é o favorito de Lira para sucedê-lo, teria grande impacto na disputa.

Para além da negociação, dirigentes do União dizem não ver Mello Araújo como um bom nome, pois não tem experiência eleitoral e dificultaria a entrada das campanhas do prefeito e de vereadores em regiões periféricas da capital nas quais a Polícia Militar enfrenta forte rejeição.

Como mostrou a Folha, dirigentes do União têm conversado com Pablo Marçal (PRTB), que deverá concorrer contra Nunes. O partido também mantém, até o momento, a pré-candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.