Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Venda de cloroquina e ivermectina interrompe trajetória de queda

Movimento coincide com o avanço da variante ômicron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A venda de remédios do chamado kit Covid interrompeu a forte trajetória de queda que vinha registrando nos últimos meses. Os dados fechados em novembro pela consultoria Iqvia, que monitora o varejo farmacêutico, apontam um novo fôlego na procura por produtos como cloroquina e ivermectina, que não têm eficácia comprovada contra a doença, mas foram recomendados por Bolsonaro na pandemia.

As vendas de cloroquina, que caíam desde maio, chegaram a 96,2 mil unidades em novembro, 200 a mais do que em outubro. Já a ivermectina, vermífugo para sarna e piolho, subiu quase 100 mil unidades, para 1,1 milhão.

O movimento coincide com o noticiário da chegada da variante ômicron em outros países, no fim do mês passado, e a perspectiva de chegada no Brasil.

O pico de venda dos dois remédios foi em março deste ano, quando o país registrava mais de 3.000 mortes diárias por Covid. Naquele mês, foram vendidas quase 470 mil unidades de cloroquina, de um total de aproximadamente 4 milhões desde o início da pandemia, e 15,6 milhões de ivermectina, das quase 101 milhões de caixas comercializadas até agora, segundo a Iqvia.

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.