Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu corrupção

Brasil perde posição para Uruguai na lista da corrupção nos negócios

Levantamento com executivos de empresas em 17 países da América Latina coloca EUA e Chile entre os menos corruptos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil perdeu para o Uruguai a terceira colocação na lista dos países menos corruptos nos negócios da América Latina.

É o que mostra o novo levantamento feito pelo escritório norte-americano de advocacia Miller & Chevalier Chartered.

Mão de boneco segura dólares
A corrupção afeta os negócios de empresas, segundo a pesquisa - Gabriel Cabral/Folhapress

EUA e Chile estão no topo como os mais amigáveis para negócios livres de propinas entre 17 nações pesquisadas.

No sentido contrário, países como Venezuela, Nicarágua e Bolívia são apontados como os mais corruptos.

Os dados foram coletados por 14 escritórios de advocacia da região. No Brasil, o Demarest Advogados ouviu 239 executivos dos 1.070 que participaram da pesquisa no continente.

De acordo com a pesquisa, quatro em cada dez empresas no cone Sul acreditam que perderam negócios para concorrentes que fizeram operações ilegais. Quase metade dos entrevistados (46%) afirmam que a corrupção foi um obstáculo significativo para fechar negócios.

Partidos políticos e governos locais foram apontados como os setores mais corruptos.

Para o Demarest, o Brasil perder a terceira colocação para o Uruguai foi uma surpresa, uma vez que o vizinho sul não aplicou leis anticorrupção em grandes casos nos últimos quatro anos.

Para os entrevistados, a corrupção está "solidamente enraizada" na região, mesmo com o aumento de esforços do poder público no combate a práticas ilegais no ambiente de negócios e na política.

Eloy Rizzo Neto, sócio do Demarest na área de investigações corporativas e responsável pela pesquisa no Brasil, afirma que o resultado mostra um cenário ainda "assustador", porém com avanços em relação aos levantamentos de 2008, 2016 e 2020.

Na pesquisa de 2008, 60% dos entrevistados relataram perda de negócios devido à corrupção, índice que foi de 52%, em 2016, de 47%, em 2020, caindo para 41% neste ano.

Por outro lado, no Brasil, a sensação de impunidade aumentou. Quatro anos atrás, 86% dos executivos acreditavam que pessoas que praticavam algum ato de corrupção seriam processadas. Neste ano, o índice caiu para 71%.

Essa percepção também contaminou a credibilidade das leis anticorrupção. Em 2020, 74% dos executivos consideravam que elas ajudam a mitigar riscos. Hoje, só 50% pensam dessa forma.

Os brasileiros também demonstram pouca confiança nos órgãos de acusação e apontam o vazamento de informações como o principal motivo para não denunciarem casos de corrupção.

"Certamente o resultado está relacionado ao esfacelamento da Lava Jato, a equívocos que diversos órgãos cometeram durante a operação e, mais recentemente, às anulações de multas e punições às empresas que aconteceram na Justiça", diz Rizzo Neto.

Enquanto o problema com a corrupção se expande, as empresas aplicam mais práticas de compliance e due diligence, contratam mais serviços de auditorias e adotam procedimentos anticorrupção.

"O Brasil é considerado o país da América Latina com programas de compliance e integridade mais sofisticados, assim como os EUA, até em razão das obrigações assumidas pelas empresas ao longo da operação Lava Jato e de problemas enfrentados no dia a dia."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.