Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu América Latina

Fórum Latino-Americano de Investimento de Impacto foi histórico para Brasil

País mostrou ecossistema de impacto maduro, mas precisa se fazer presente como vitrine de inovação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vitoria Junqueira

Head de mobilização e relações institucionais da Aliança pelo Impacto, formada em administração de empresas pela USP e especialista em gestão de políticas públicas pelo Insper

Uma semana após nosso retorno do Fórum Latino-Americano de Investimento de Impacto (FLII) 2024, é com grande entusiasmo que compartilhamos os principais insights e impressões dos participantes da comitiva brasileira.

O evento foi marcado por discussões profundas e reveladoras que moldarão o futuro da América Latina. E na companhia de Lucas Ramalho, diretor de novas economias do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), responsável pela estratégia nacional de economia de impacto, pudemos observar de perto a realidade dos investimentos na América Latina.

Grupo de pessoas participando de evento
Comitiva brasileira se reuniu no FLII para debater economia de impacto - Divulgação

Ficou evidente que, apesar dos avanços significativos na região, há uma lacuna preocupante em relação à participação ativa do setor público em muitos países latino-americanos.

O Brasil apresenta ecossistema de impacto maduro e inovador. No entanto, há necessidade premente de trocar experiências e melhores práticas com nossos irmãos da América Latina.

É essencial que o país se faça presente em fóruns como o FLII 2024 —não apenas para ser visto, mas para aprender e contribuir de forma significativa. O país deve estar ativamente presente nesses fóruns para compartilhar casos de sucesso e ser vitrine de inovação, unindo causas sociais e ambientais em uma única agenda.

A exposição que tivemos nos painéis do fórum foi apenas o começo de uma agenda extremamente importante para nosso ecossistema.

Além disso, tivemos a honra de representar o Brasil com o caso de blended finance (financiamento misto) do Fundo Social Estímulo. Esse caso destacou a necessidade premente de instrumentos e ferramentas financeiras inovadoras não apenas para destravar capital para o impacto, mas para adaptar a realidade dos negócios e atender às necessidades específicas do setor de maneira eficaz.

A igualdade racial no setor de impacto é um desafio que ainda demanda evolução significativa. A discrepância ficou evidente no evento, onde a representatividade racial ainda é insuficiente, não refletindo a diversidade e a complexidade da população latino-americana.

Jessica Rios, da Blackwin, destacou a importância dessa questão em seu painel, ressaltando a necessidade de incluir uma perspectiva racialmente equitativa na agenda do setor de impacto.

É fundamental reconhecer que a mudança para um mundo mais justo e sustentável só será possível se todas as vozes forem ouvidas e representadas.

Portanto, é imperativo que o setor de impacto adote medidas concretas para promover diversidade e inclusão racial em todos os níveis, desde a liderança até a base. Somente assim poderemos alcançar verdadeira transformação e criar um futuro mais igualitário.

Mais do que uma escolha ética, investir em impacto é oportunidade de negócio lucrativa e sustentável. À medida que nos aproximamos de um ponto de não retorno para o planeta e enfrentamos desafios globais como mudanças climáticas, crises sociais e ambientais, a transição para investimentos de impacto se torna essencial.

Como Ahmad, da Lightrock, destacou, investir em impacto não se resume à filantropia. Pelo contrário, representa oportunidade única de criar novos mercados e soluções escaláveis que oferecem retorno financeiro, ao mesmo tempo que abordam problemas socioambientais urgentes que enfrentamos.

Ao canalizar recursos para empresas e projetos que buscam lucro e impacto positivo, investidores podem desempenhar um papel crucial na construção de um futuro de impacto e equitativo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.