PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Abel Ferreira encanta jogadores pela tranquilidade

Técnicos portugueses somam 72 títulos em 30 países diferentes no século 21

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abel Ferreira conquistou seu primeiro título da carreira, com um incrível roteiro e na Libertadores da América.

Os técnicos portugueses somam 72 títulos em 30 países diferentes no século 21. As grandes ligas europeias tiveram técnicos estrangeiros campeões nacionais na Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Em Portugal, o último forasteiro a ganhar o campeonato foi o holandês Co Adriaanse, pelo Porto, em 2006.

Já entendemos que não se deve procurar um novo Jorge Jesus em Abel Ferreira. São estilos diferentes. Jesus é mais midiático e ofensivo. Abel encanta os jogadores pela tranquilidade. Sua lei das 24 horas é a base: “Comemoramos ou choramos 24 horas. Depois, trabalhamos.”

O Palmeiras bicampeão da Libertadores não é o time mais encantador que já se viu. Abel chegou em novembro e discursou sobre fazer uma Academia. Ainda não é, apesar de atuações impecáveis como os 3 a 0 sobre o Athletico, os 3 a 0 contra o River Plate e os 4 a 0 no Corinthians.

Em comparação com Luxemburgo, a grande evolução é o ataque. Saltou de 1,4 para 1,65 gol por partida.

Já foi de 1,87, antes da sequência de poucas bolas na rede contra Flamengo, Ceará, Vasco e Santos. Mas era um período de time concentrado na final e, depois, da decisão debaixo do sol de 35°C do Rio de Janeiro.

Sinceramente, é inacreditável ouvir tanta gente ter falado por uma semana sobre o verão mais fustigante do Rio de Janeiro e depois esperar um jogaço no sábado. Não é pecado o campeão ter participado de um jogo ruim tecnicamente. Problema é marcar a decisão para um horário em que não haveria jogo, só disputa.

Mais grave só o prefeito de São Paulo fechar bares e restaurantes, na zona vermelha, e aglomerar no meio da torcida do Santos. Absoluto desrespeito com a população que pretende governar.

Mas o assunto é futebol e Abel Ferreira, treinador camaleão, que muda o time de rosto de acordo com as circunstâncias. Houve quem apostasse que Gabriel Menino fecharia uma linha de cinco defensores, como em Avellaneda, contra o River Plate.

Uma partida não tinha nada a ver com a outra. Bastava lembrar que Raphael Veiga estava abaixo de sua condição física pela recuperação de Covid e Zé Rafael sofria com lesão de tornozelo. Só por isso, Abel montou o sistema emergencial na Argentina.

E não é por ter dado certo que se repetiria no Maracanã. O treinador deixou claro que não renunciaria ao estilo de sua equipe. Então, o sistema seria 4-2-3-1, com Menino aberto como ponta falso pela direita.

No início da década de 2000, dizia-se 4-2-3-1 em escada, por ter um ponta que fecha como volante e outro que ataca em direção ao gol. Foi assim com Rony do lado esquerdo.

Todo treinador precisa ter sensibilidade para entender quem pede passagem. Pareceu um erro a entrada de Breno Lopes, em vez de Willian.

Mas Breno tinha feito seu primeiro gol pelo Palmeiras contra o Vasco. O mérito de Abel é conhecer o cheiro do vestiário. Sentiu Breno treinando bem e confiante.

Os portugueses ganharam 72 títulos em 30 países, depois de fazerem a universidade unir o sentido teórico à prática do campo de jogo. Abel Ferreira é um bom exemplo do que Portugal já conseguiu no futebol.

Campinho para a coluna do PVC do dia 1.fev.2021

Terceiro europeu

Na história da Libertadores, Abel Ferreira é o terceiro técnico europeu campeão. Antes, o croata Mirko Jozic, pelo Colo-Colo (1991) e Jorge Jesus. Cuca jogou nove clássicos Palmeiras x Santos, dos dois lados. Perdeu seis vezes e empatou três. Nunca venceu.

Quase fora

O São Paulo começou o jogo contra o Atlético-GO mudando de estilo e atrasando a marcação. Também não funcionou. Já não é verdade que Fernando Diniz só tenha um jeito de jogar. O fato é que o São Paulo voltou a ter todos os titulares, mas não consegue jogar bem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.