Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Bolo no pote que não vai ao forno é receita típica da Dinamarca

País nórdico, famoso por restaurantes campeões de rankings internacionais, também é conhecido pelos ótimos doces

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O nome da receita de hoje é äblekage, mas pode chamar de bolo no pote. Um bolo no pote que nem precisa ir ao forno. Mas não é um bolo no pote qualquer. Ele é dinamarquês.

A Dinamarca, que joga a Copa no grupo de França, Tunísia e Austrália, é hoje uma enorme referência em gastronomia. Ficam em Copenhague o Geranium —campeão mais recente do ranking 50 Best Restaurants— e o Noma, que faturou a votação tantas vezes que o colocaram como hors-concours.

.
Äblekage, bolo no pote com receita típica da Dinamarca - Marcos Nogueira

Mas a culinária dinamarquesa não é só restaurante gourmet, chique e caríssimo. O país tem forte tradição em comida camponesa substanciosa, com elementos comuns a vizinhos como Alemanha e Suécia. É uma cozinha do frio, baseada em conservas, salsichas, carnes de caça, frutas silvestres e batata, muita batata.

Hoje, excepcionalmente, o destaque vai para a confeitaria. A Dinamarca é famosa pela qualidade de seus produtos lácteos, que se transformam em cremes, ganaches e outras delícias doces.

Então vamos ao äblekage. Literalmente, äblekage significa "bolo de maçã", mas trata-se de um doce bem fácil de se fazer: camadas de purê de maçã intercaladas com um "crumble" de pão e caramelo, tudo coberto com chantili e servido gelado numa taça.

Um bolo no pote, em suma. Ou pavê (vou poupá-los das piadas).

A maçã deve ser bem ácida. Eu gosto das verdes, principalmente as da variedade granny smith. Para a farofa doce de pão, as receitas dinamarquesas pedem favas de baunilha, mas uma boa essência dá conta.

Ou até alguma bebida envelhecida em carvalho, como cachaça ou uísque —o álcool evapora e sobra o aroma da madeira, que lembra bastante a baunilha. Se for usar aroma artificial, eu prefiro ficar sem.

Por fim, o creme. Eu não tenho paciência de bater chantilly, ainda mais na quantidade mínima que esta receita requer. Usei nata, um creme mais grosso, que nem sempre é fácil de se achar nas cidades grandes.


Äblekage

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

Para o purê de maçã

1 maçã verde descascada e picada

2 colheres (sopa) de açúcar

200 ml de água

Para a farofa doce

1 pão (50 g) amanhecido

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (café) de extrato de baunilha

Para a finalização

Chantilly ou nata

Farofa doce, biscoito doce picado ou frutas vermelhas

PREPARO

  1. Numa panela pequena e em fogo baixo, cozinhe a maçã com água e açúcar até a fruta se dissolver num purê. Reserve.
  2. Esmigalhe o pão com as mãos. Derreta a manteiga em fogo baixo. Junte as migalhas e o açúcar e mexa até o pão dourar. Desligue e deixe esfriar.
  3. Em potes ou copos, alterne camadas de farofa e de purê de maçã. Termine com o chantilly (ou nata) e decore com mais farofa (ou biscoitos picados ou frutas).
  4. Deixe gelar por duas horas antes de servir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.